Depois de uma prova desafiadora em Mônaco com a chuva tomando o circuito, a próxima etapa será em Barcelona, na Espanha. Fernando Alonso correrá em casa, o traçado é novo, oportunidade para Pérez reverter má fase e mais.
Alonso em casa
A Aston Martin está fazendo uma grande temporada e Fernando Alonso vem brigando cada vez mais pelo degrau mais alto do pódio. A última vitória de sua carreira foi há 10 anos atrás, no próprio Circuito da Catalunha. Agora a equipe busca uma nova oportunidade de vencer e aparenta estar confiante. Mike Crack, chefe da Aston Martin, afirmou:
“Haverá uma ocasião em que talvez a Red Bull tenha um problema de confiabilidade ou algo assim. A temporada é longa, então talvez haja uma oportunidade, e então nós temos que ser os únicos que estarão lá… precisamos ver como as atualizações dos outros estão funcionando. A Ferrari costuma ser muito forte em Barcelona. Faremos nossa lição de casa e acho que devemos ser competitivos”.
A Aston Martin ocupa o P2 da classificação de construtores, com 120 pontos, sendo a melhor equipe - fora a Red Bull - da temporada.
Traçado novo
Antes do início da temporada, recebemos a notícia de que o circuito de Barcelona voltaria ao traçado antigo, sem a chicane que antecedia a reta principal. A última vez em que os pilotos puderam correr nas curvas 13 e 14 do setor original do circuito foi em 2006. A implementação da chicane foi introduzida por motivos de segurança, hoje há barreiras TecPro instaladas na proteção das curvas que, segundo a FIA, não apresentam mais riscos. Nunca houve um incidente grave nesse trecho em uma corrida de Fórmula 1, contudo, o Moto GP de 2016 (que seguia o traçado original da pista) presenciou o terrível acidente de Luis Salom que colidiu em alta velocidade e acabou perdendo a vida.
A mudança na pista acarretará em uma nova estratégia para as equipes, fazendo com que os treinos de sexta-feira (02) sejam cruciais para o planejamento da prova.
Pérez busca recuperação
Ultrapassado por Max Verstappen em Miami e terminando em décimo sexto em uma difícil corrida em Mônaco, Sergio Pérez precisa mais do que nunca de um bom desempenho para não deixar com que Max Verstappen dispare na liderança.
“Eu só quero esquecer essa corrida (Mônaco) porque esse foi um fim de semana terrível”. Disse o Checo.
Verstappen ocupa o P1 do campeonato de construtores com 144 pontos, Pérez é o segundo colocado com 105. O mexicano afirmou que ainda acredita no título do campeonato, mas que não aceitará mais corridas sem pontuar esse ano. Também disse que deverá fazer “algumas corridas perfeitas" para assumir a ponta da tabela de pilotos.
Alpine chama atenção
Com bom desempenho em Miami e um ótimo resultado em Mônaco, conquistando seu primeiro pódio desde 2021, a Alpine busca permanecer nesta boa sequência também no GP de Barcelona. A corrida na Espanha será mais um teste para a equipe pois se trata de um circuito veloz, mas seu diretor esportivo, Alan Permane, cravou que terminarão à frente da Mercedes no domingo. As melhorias no carro permitidas pelo incidente do alagamento no GP da Emilia Romagna foram muito importantes para o bom resultado de Ocon no último GP, agora vamos ver se os ajustes também foram eficientes para uma pista mais larga e de mais velocidade.
Upgrades da Mercedes
A Mercedes também fez melhorias com o hiato causado pelo cancelamento do GP da Itália, com isso, o chefe da equipe, Toto Wolff, disse que a avaliação dessas mudanças será feita na Espanha.
“Nós tivemos pontos positivos em Mônaco, mas sabemos que não é um circuito representativo. Na próxima semana, em Barcelona, teremos uma ideia mais precisa de nossa competitividade". Afirmou Wolff.
Sem dúvidas é uma pista que trará muito mais clareza sobre os efeitos dos novos componentes implementados pela Mercedes. São mudanças feitas na suspensão dianteira, assoalho e sidepod, que na Espanha, terão mais consistência nas informações apresentadas e poderão ser mais efetivos para a definição da estratégia da equipe.
Os treinos livres ocorrerão na sexta feira (02) às 08h30 e 12h e no sábado (03) às 7h30, sendo a classificação com hora marcada para às 11h. A largada de domingo (04) será às 10h, com transmissão do Dimensão Esportiva a partir das 9h30.
Comentários