top of page
Foto do escritorLucas Mariano

Conheça um pouco mais sobre o Revierderby, o maior clássico do futebol alemão

Duelo acontece neste sábado pela 24ª rodada da Bundesliga, e a rivalidade acontece dentro e fora de campo

Confusão entre jogadores de Dortmund e Schalke | FOTO: REUTERS/Thilo Schmuelgen
Confusão entre jogadores de Dortmund e Schalke | FOTO: REUTERS/Thilo Schmuelgen

A partida deste sábado (11) marca o confronto de número 160 entre Fußball-Club Gelsenkirshen-Schalke 04 e Ballspielverein Borussia 09 e. V. Dortmund, o 100º pela Bundesliga. Na história, a vantagem é dos Azuis-Reais com 60 vitorias contra 56 dos auri-negros, além de 43 empates. O Dortmund não perde para o arquirrival a cinco partidas, sendo quatro vitórias seguidas.


O azul e o amarelo, tão marcante neste clássico pela identificação das cores aos respectivos clubes, já estiveram em lados contrários. Em suas origens, o Schalke utilizava as cores amarela e vermelha, com o azul e branco sendo adotado apenas a partir de 1924. Já o Dortmund, que carregava o azul consigo, junto ao branco e ao vermelho, firmou o amarelo e preto ainda em 1913.


DIFERENTES DOMINÂNCIAS E EQUILÍBRIO NOS NÚMEROS

Essa vantagem do Schalke foi imposta principalmente nos primeiros confrontos entre os clubes (1925) e até antes da década de 40, a vitória para o lado azul era praticamente certa. A diferença entre as equipes era tão grande lá naquele período, que havia mais admiração dortmundiana que um gosto de rivalidade. Nos últimos anos, a vantagem está com o lado amarelo, o que vem equilibrando esse confronto em números, mas agora, sem espaço para uma recíproca admiração.


Apesar de toda a rivalidade, este não é um clássico que contempla muitas decisões e a maioria dos confrontos são pelo campeonato alemão. Assim, apenas 12 partidas são em confrontos eliminatórios, onde também há uma vantagem para o Schalke 04 com sete vitorias, contra três do Dortmund e apenas dois empates.


RIVAIS E ALGOZES

Mas se engana quem pensa que a Bundesliga não trouxe histórias quentes para este derby. Ambas as situações que os clubes carregam como suas marcas negativas foram causada pelo rival. O rebaixamento do Dortmund em 1972 aconteceu após uma derrota por 3 x 0 para o Schalke. E o Schalke, que nunca venceu o campeonato alemão na era Bundesliga, viu a oportunidade escapar em 2007 ao perder na penúltima rodada para o rival por 2 x 0 e completar 50 anos de jejum, que atualmente está em 65 anos.


PARA ALÉM DO CAMPO DE JOGO

Não são só fatores dentro de campo que fizeram este clássico ser conhecido como “a mãe de todos os clássicos”. Há diversos outros motivos que contribuem, e muito, para isso, com a política e a religião estando entre elas.


Gelsenkirchen e Dortmund são cidades localizadas no Vale do Ruhr, região de Westfalia (noroeste do país) e estão aproximadamente à 35km de distância. Desta forma, Schalke 04 e Borussia Dortmund é praticamente um clássico local.


O Schalke 04 tem a sua fundação no ano de 1904 por um grupo de jovens protestantes, enquanto o Borussia Dortmund foi fundado em 1909 por pessoas membros da Igreja Católica, e que estavam insatisfeitas com o clero, mas que mantiveram suas crenças. Essa briga religiosa no futebol se assemelha um pouco a Rangers (protestantes) e Celtic (católicos), clássico escocês e um dos maiores do mundo.


Um dos períodos mais marcantes – negativamente – não ficaria de fora da história deste clássico, e o nazismo também teve parte em Revierderby. Na década de 40, o Schalke já era um dos clubes mais vitoriosos do país e um dos mais influentes. E contra sua vontade, foi usado pelo regime nazista de Hitler para promoção de popularidade e influência (nada relacionado ao futebol e nem em benefícios de títulos).


Do lado contrário, estava o Borussia Dortmund, no qual seus dirigentes eram oposição e iam na contramão do regime, o que culminou em diversas perdas e consequências, como a morte de alguns de seus dirigentes.


Porém, nos últimos anos, é um infeliz bairro em Dortmund declarado nazista que está aumentando sua população e recebendo muitos turistas.


E claro, a quantidade de torcedores é um dos principais motivos de alavancagem no âmbito nacional, já que Borussia Dortmund e Schalke possuem duas das maiores torcidas do país (atrás apenas do Bayern). Desta forma, todos os itens citados acima acabam tornando este clássico, praticamente local, em um evento nacional e até mundial.


O próximo duelo é neste sábado (11), às 14h30, no horário de Brasília. Com o Dortmund na briga pela liderança da competição, enquanto o Schalke segue na luta pela sobrevivência na elite nacional.

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page