A NBA anunciou que a temporada 2023/24 terá uma novidade jamais vista. Será realizado um torneio dentro da própria temporada regular envolvendo todas as franquias com fase de grupos, fase eliminatória e final. Entenda a seguir como isso irá funcionar:
O formato
Cada conferência formou três grupos compostos por cinco equipes. Dentro do grupo, as equipes farão confrontos diretos entre si, portanto, serão quatro jogos por time durante essa fase. Lembrando que todas as partidas deste torneio valerão simultaneamente para a temporada regular, exceto a final (jogo único).
Ao final dos confrontos, cada um dos seis líderes e mais duas equipes de wild card (uma de cada conferência que obteve melhor campanha mas que não venceu sua divisão) avançarão para a fase eliminatória. As oito equipes que disputarão os “playoffs”, se enfrentarão no modelo quartas de final, semifinais e final, sendo um único jogo em cada confronto com o derrotado sendo diretamente eliminado da competição. As quartas serão disputadas na quadra da equipe com melhor campanha (dentro do torneio), já as semis e final serão em uma quadra neutra, em Las Vegas.
Os grupos
Os seis grupos foram formados por meio de um sorteio aleatório após as equipes serem distribuídas em cinco potes. Essa distribuição levou em consideração o desempenho na temporada anterior, com as equipes mais fortes sendo colocadas nos primeiros potes. O objetivo era garantir um equilíbrio de qualidade entre os grupos, assegurando que as equipes mais fortes fossem distribuídas de forma justa. O sorteio aleatório e a divisão em potes foram utilizados para promover a competitividade e a igualdade de oportunidades no torneio. A divisão ficou da seguinte maneira:
Leste:
Grupo A:
Philadelphia 76ers
Cleveland Cavaliers
Atlanta Hawks
Indiana Pacers
Detroit Pistons
Grupo B:
Milwaukee Bucks
New York Knicks
Miami Heat
Washington Wizards
Charlotte Hornets
Grupo C:
Boston Celtics
Toronto Raptors
Brooklyn Nets
Chicago Bulls
Orlando Magic
Oeste:
Grupo A:
Memphis Grizzlies
Phoenix Suns
Los Angeles Lakers
Utah Jazz
Portland Trail Blazers
Grupo B:
Denver Nuggets
Los Angeles Clippers
New Orleans Pelicans
Dallas Mavericks
Houston Rockets
Grupo C:
Sacramento Kings
Golden State Warriors
Minnesota Timberwolves
Oklahoma City Thunder
San Antonio Spurs
Datas
O In-Season Tournament começará no dia 03 de novembro e irá até o dia 09 de dezembro. Contudo, as partidas não serão consecutivas, os jogos da fase de grupos ocorrerão nas terças e sextas-feiras, de 03/11 até 28/11; as quartas de finais nas segundas e terças-feiras que serão 04 e 05/11; as semis passarão a ser em Las Vegas na terça-feira, 07 de dezembro; e a final será no sábado, dia 09 de dezembro.
Premiações
A equipe vencedora receberá o troféu chamado NBA Cup, haverá uma premiação de MVP do torneio e um time All-Tournament. Os jogadores serão recompensados em dinheiro de acordo com o desempenho de seu time:
Eliminados nas quartas: $50.000 (dólares)
Eliminados nas semis: $100.000 (dólares)
Derrotados na final: $200.000 (dólares)
Campeões: $500.000 (dólares)
A equipe vencedora não terá nenhuma vantagem na temporada regular. Esse torneio não garante vaga em playoffs ou qualquer outra bonificação na campanha da temporada da NBA.
Uniformes e quadras
O comissário da NBA, Adam Silver, anunciou que as equipes vestirão uniformes exclusivos para o torneio e que poderão estilizar a quadra também. Ele disse:
“Os jogadores estarão vestindo uniformes diferentes", disse Silver. "Talvez a quadra pareça diferente. Você vai saber que não é apenas um jogo da temporada regular”.
O In-Season Tournament foi uma maneira da NBA de estimular os torcedores a acompanhar os 82 jogos de sua equipe. Eles notaram um número baixo de audiência na primeira metade da temporada, com isso decidiram adicionar mais competitividade à temporada regular. Uma equipe que não possui muitas chances de avançar nos playoffs, pode depositar suas fichas neste evento para não terminar a temporada sem vencer nada. Essa pode ter sido uma excelente ideia da NBA.
Comments