Os rumores de que Madri poderia retornar ao calendário da F1 foram confirmados e finalmente a capital volta a sediar o Grande Prêmio da Espanha.
A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira (23) que Madri voltará a ser a sede do GP da Espanha em 2026, depois de 4 décadas sem receber a categoria. O rumor já circulava entre os fãs e ganhou mais força em junho de 2022, quando a Isabel Díaz Ayuso (Presidente da comunidade de Madri) enviou uma carta a Stefano Domenicali (CEO da F1) propondo a volta da capital espanhola ao calendário da categoria.
O circuito urbano tem 5,474 km e 20 curvas, com um tempo de volta de classificação calculado em 1m32s. O contrato inicial tem duração de 10 anos e pode substituir o atual GP da Espanha, em Barcelona.
"Temos a ambição de organizar um Grande Prêmio que se torne uma referência no calendário mundial da F1, especificamente conceituado e projetado para oferecer uma experiência distinta e única tanto para os torcedores quanto para as equipes participantes da competição. Com isto, Madri quer mergulhar fundo no desenvolvimento de um novo conceito que combina esporte e entretenimento, ao mesmo tempo que proporciona um evento memorável." - disse José Vicente de Los Mozos, presidente do comitê executivo da IFEMA Madri.
A pista é semipermanente, usará ruas da cidade, uma parte construída apenas para a categoria e um túnel para ligar as duas partes. A produção garante que o evento suporta mais de 110 mil telespectadores, e conta com 200.000 m² (metros quadrados) de pavilhões cobertos, 10.000 metros de espaços multiuso para reuniões e 10.000 vagas de estacionamento.
A Fórmula 1 retorna com o GP de Bahrein no dia 2 de março, a primeira corrida da maior temporada da história da categoria, com 24 etapas.
Comments