top of page
Foto do escritorTiago Lima Pires

F1: Treino classificatório define o grid de largada para o GP de Monza neste final de semana


Foto: Divulgação/f1 no Instagram.

A Fórmula 1 voltou neste final de semana na para o Grande Prêmio de Monza, na Itália, a 14ª etapa da competição contou com a equipe da casa fazendo bonito no terceiro treino livre e piloto surpreendendo na pista.


Nos treinos livres, as três sessões contaram com bom desempenho da RBR e da equipe local, a Ferrari, a equipe Austríaca foi superior no Q1 com Max Verstappen, que fez 1m22s657, seguida de Carlos Sainz da Ferrari e seu companheiro de equipe Sergio Pérez. Vale lembrar que os treinos livres servem mais como rodadas de testes para as equipes ajustarem os seus veículos, onde não impactam na classificação dos treinos classificatórios. Nas duas últimas sessões apareceu o brilho Ferrarista com Carlos Sainz, que liderou as duas sessões, seguido por Lando Norris da McLaren e Sergio Pérez da RBR no Q2. No Q3 houve apenas a alteração na segunda e terceira posição, Verstappen ocupou a segunda posição e Lewis Hamilton da Mercedes foi o terceiro. Vale mencionar que o Espanhol teve um pequeno incidente com Oscar Piastri durante a sessão.


No treino classificatório, o Q1 iniciou-se com as equipes testando os pneus duros, dando durabilidade para o treino, Verstappen teve a sua primeira volta deletada por exceder os limites da pista, Fernando Alonso também teve a sua volta deletada pelo mesmo motivo. Alexander Albon da Williams fez um bom início com 1m22s123m. Após um tempo,entram as donas da casa, as Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz, o espanhol conseguiu manter a terceira posição, já Leclerc chegou a ocupar a liderança com diferença de 0.215 para Verstappen que foi o líder da sessão. As gratas surpresas ficaram por conta de Fernando Alonso e sua Aston Martin, Alexander Albon da Williams e Yuki Tsunoda da AlphaTauri que permaneceram entre os 10 primeiros colocados. Albon foi o vice-líder da sessão jogando o Leclerc para terceiro, seu companheiro Logan Sargent foi foi o sexto colocado, já Fernando Alonso passou para o Q2 sendo o 10° colocado. Guanyu Zhou, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Kevin Magnussen e Lance Stroll foram os eliminados da sessão.


O Q2 teve um início muito positivo para a equipe da casa, Carlos Sainz virou no início 1:20.991 e foi o líder temporário da sessão, Verstappen e Leclerc chegaram na sequência com uma diferença muito pequena de tempo. Lewis Hamilton não teve um bom início devido a uma atrapalhada do Perez e passou boa parte da sessão na zona de eliminação, mesmo com esse ocorrido, ele conseguiu chegar na 6ª posição. A reta final da sessão teve a dobradinha da Ferrari nos 3 primeiros e Max Verstappen fazendo 1:20.937 para garantir a liderança. Tsunoda, Lawson, ambos da AlphaTauri, Hulkenberg, Bottas e Logan Sargeant foram eliminados no Q2.


Na terceira parte, tivemos a definição dos 10 primeiros que irão largar no Grande Prêmio da Itália, boa parte das equipes largando com pneus macios, Carlos Sainz, Leclerc e Max Verstappen chegaram a fazer os melhores tempos, Carlos fez 1:20.532 e ficou boa parte da sessão na liderança, seu companheiro Charles Leclerc ficou na sua cola, seguido pelo Max Verstappen que estava a procura de um melhor tempo.


Após algum tempo nos boxes, todos os pilotos voltaram com os pneus macios com o objetivo de fazer o melhor tempo possível, Carlos Sainz, Max Verstappen e Charles Leclerc fizeram o 1 minuto restante parecer uma disputa de voltas, Leclerc tinha um melhor tempo até Verstappen virar 1:20.307, porém Carlos Sainz o herói ferrarista virou 1:20.294 para largar na pole position no grid de largada, Charles Leclerc ficou com o terceiro lugar.



GRID DE LARGADA:


1° Carlos Sainz (Ferrari)

2° Max Verstappen (RedBull)

3° Charles Leclerc (Ferrari)

4° George Russell (Mercedes)

5° Sergio Pérez (RedBull)

6° Alexander Albon (Williams)

7° Oscar Piastri (McLaren)

8° Lewis Hamilton (Mercedes)

9° Lando Norris (McLaren)

10° Fernando Alonso (Aston Martin)

11° Tsunoda (AlphaTauri)

12° Lawson (AlphaTauri)

13° Nico Hulkenberg (HAAS)

14° Valteri Bottas (Alfa Romeo)

15° Logan Sargeant (Williams)

16° Guanyu Zhou (Alfa Romeo)

17° Pierre Gasly (Alpine)

18° Esteban Ocon (Alpine)

19° Magnussen (HAAS)

20° Lance Stroll (Aston Martin)

Comments


bottom of page