Queda inédita do Santos no Brasileirão 2023 torna Tricolor único clube paulista que jamais caiu
O rebaixamento inédito do Santos no Brasileirão 2023 deu nova vida à fake news sobre a suposta queda do São Paulo no Campeonato Paulista de 1990 —um torneio que não previa descenso em seu regulamento. Com a ida do Peixe para a Série B de 2024, o Tricolor passou a ser, até o momento, o único clube paulista jamais rebaixado.
Nas redes sociais, torcedores rivais voltaram a imputar ao Tricolor a queda no Paulistão de 1990. O campeonato daquele ano contava com regulamento confuso, característica comum dos certames do futebol brasileiro na década de 1980, que propiciou imbróglios como o da Copa União, em 1987, debatidos até hoje.
Confusões à parte, um trecho do regulamento é cristalino e explícito: o de que não haveria descenso à Divisão Especial do futebol profissional paulista em 1990. Dizia o Parágrafo 2º do Artigo 50 daquele regulamento:
"No Campeonato Paulista de Futebol Profissional de 1990, não haverá descenso à Divisão Especial de Futebol Profissional. Mas, a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional."
Naquela época, a Federação Paulista de Futebol (FPF), então dirigida por Eduardo José Farah (1934-2014), inchava o estadual ano após ano. Tanto que, curiosamente, o regulamento do certame de 1990 já previa quantos clubes jogariam o torneio em 1991: 28 equipes.
Elas ficariam divididas em dois grupos. No Grupo I, estariam as 14 associações classificadas para a Quarta Fase do Paulista de 1990. O Grupo II teria as 10 desclassificadas na repescagem em 1990 (Terceira Fase), somadas a quatro times que subissem da Divisão Especial.
O São Paulo foi para o Grupo II do estadual em 1991, devido à má campanha nas três primeiras fases do ano anterior. Posteriormente, sagrou-se campeão paulista daquele ano, após bater o Corinthians na decisão. A escalação forjou a equipe bicampeã da Libertadores e do mundo em 1993, comandada por Telê Santana.
Tal regulamento abriu a brecha para que o Tricolor tivesse maior facilidade que os seus rivais, ao jogar contra equipes mais fracas e desclassificadas no ano anterior. No entanto, falar em rebaixamento é brigar contra os fatos.
Em junho de 2020, quando a falácia completou 30 anos, o São Paulo publicou, em seu site oficial, vasto material em que desmistifica o falso rebaixamento. Denominado "O rebaixamento que não existiu", o artigo se debruça sobre regulamentos e reportagens produzidas pela imprensa na época.
A análise contempla o texto publicado pelo jornal Folha de S.Paulo em 21 de junho de 1990, de autoria do repórter Fernando Santos, que destacava em sua manchete a suposta queda tricolor. O mesmo veículo publicara reportagem seis meses antes, em 27/01/1990, informando aos leitores que o estadual daquele ano não teria rebaixamento. Vale a leitura.
Comments