top of page

Ferrari ignora pedidos de Leclerc mas afirma "ter dado um passo à frente" no GP da Espanha

Atualizado: 7 de jun. de 2023

A Ferrari segue bastante irregular na temporada mesmo após as mudanças nos chassis que projetavam tornar o carro mais estável. Fréderic Vasseur, chefe da Scuderia, afirmou que as atualizações melhoraram seu desempenho mesmo com o difícil resultado no último GP. No entanto, Charles Leclerc foi ignorado pela equipe na troca de pneus tendo sua pontuação comprometida.


Charles Leclerc carro equipe Ferrari Formula 1
Imagem: Reprodução/Scuderia Ferrari Fans

O chefe da Ferrari possui uma visão otimista em relação às atualizações feitas na tampa inferior do motor e no alongamento dos sidepods que, segundo a equipe, são modificações que concentram o condicionamento de fluxo da asa traseira.

Vasseur disse que a equipe persiste nas melhorias e que não serão grandes, mas “um passo à frente também para abrir algumas portas para o futuro em termos de desenvolvimento”.


Quando perguntado sobre as dificuldades que a Scuderia vem sofrendo, o francês respondeu:

“Estamos lá na qualificação, mas não estamos na corrida. Nós continuamos inconsistentes no mesmo carro e às vezes entre os mesmos compostos. Temos 1000 pessoas [trabalhando] nisso agora e é muito difícil entender e consertar isso porque nem sempre é o mesmo problema… o maior problema para nós não é o potencial na volta em curvas rápidas, o maior problema é a consistência”.

A equipe de Maranello parece ver a situação pelo espectro do copo meio cheio. Seu único pódio na temporada foi no Azerbaijão e depois disso uma série de problemas e erros de estratégia tiraram a Ferrari de boas posições.


Leclerc ignorado no pit-stop

O GP de Barcelona foi bastante ruim, sobretudo pelo lado de Charles Leclerc que sequer pontuou. O monegasco solicitou à equipe pneus macios ao fazer a troca, o pedido foi supostamente aceito e, ao entrar no pit-lane, Leclerc foi informado que usaria um jogo de pneus duros.


Charles Leclerc pedindo compostos macios e equipe o ignora (Vídeo: Reprodução/F1TV)



A resposta positiva da equipe no rádio aceitando o pedido de pneus macios e a mudança repentina para faixa branca, sem nenhuma explicação ao piloto, que (no rádio) não retrucou, é bastante esquisita.


Charles Leclerc não conseguiu recuperar as posições perdidas após largar do pit-lane e acabou terminando a corrida sem pontuar. Enquanto Carlos Sainz, que largou em segundo, terminou na quinta colocação.


A mensagem que fica é de um otimismo fantasioso da equipe e de insatisfação dos pilotos com a má gestão.


O próximo GP será no Canadá, dos dias 16 a 18 de junho.


Comments


bottom of page