
Bem-vindos ao combo da quarta e quinta edição do Giro NBA no Dimensão Esportiva. Uma coluna semanal que traz as principais notícias da semana no mundo do basquete americano. Nessa edição vamos trazer o ranking atualizado para briga do MVP e ROY da temporada regular, o anúncio dos melhores jogadores da semana de cada conferência e o destaque das semanas 3 e 4.
Corrida para o MVP
Eleito como o último MVP das finais da temporada passada, o pivô do Denver Nuggets Nikola Jokic segue na liderança para o prêmio do jogador mais valioso da liga. O sérvio já tem duas conquistas como MVP nas temporadas 2020-2021 e 2021-2022, coincidentemente na temporada passada que a sua equipe foi campeã, ele não foi eleito o MVP da temporada mas trouxe o título e de brinde o troféu do jogador mais valioso das finais. Segue abaixo o ranking divulgado pela NBA mostrando os cinco atletas melhores ranqueados que brigam pelo prêmio de MVP e as estatísticas de cada um:
1. Nikola Jokic, pivô do Denver Nuggets
Números na temporada - 30.0 pontos/j, 13.9 rebotes/j e 8.4 assistências/j.
2. Luka Doncic, ala-armador do Dallas Mavericks
Números na temporada - 30.7 pontos/j, 7.8 rebotes/j, 8.1 assistências/j.
3. Joel Embiid, pivô do Philadelphia 76ers
Números na temporada - 31.9 pontos/j, 11.5 rebotes/j, 5.8 assistências/j.
4. Jayson Tatum, ala do Boston Celtics
Números na temporada - 28.5 pontos/j, 8.8 rebotes/j, 4.1 assistências/j.
5. Shai Gilgeous-Alexander, armador do Oklahoma City Thunder
Números na temporada - 28.8 pontos/j, 6.5 rebotes/j, 6.0 assistências/j.
Corrida para o ROY
Depois de um ano lesionado e finalmente tendo sua estreia na NBA, o ala pivô/pivô americano Chet Holmgren do Oklahoma City Thunder lidera a briga pelo troféu de novato da temporada. Selecionado como a 2ª escolha do draft de 2022, Chet rompeu as articulações do pé em dividida com Lebron James e acabou perdendo a temporada inteira. Agora na temporada 2023-2024 já totalmente recuperado, está finalmente mostrando um bom basquetebol e lidera o ranking dos novatos. Segue abaixo o ranking divulgado pela NBA mostrando os cinco atletas melhores ranqueados que brigam pelo prêmio de ROY e as estatísticas de cada um:
1. Chet Holmgren, ala-pivô do Oklahoma City Thunder
Números na temporada - 17 pontos/j, 7.8 rebotes/j, 2.6 assistências/j.
2. Victor Wembanyama, ala-pivô do San Antonio Spurs
Números na temporada - 18.6 pontos/j, 9.1 rebotes/j, 2.6 tocos/j.
3. Ausar Thompson, ala-armador do Detroit Pistons
Números na temporada - 11.3 pontos/j, 10.1 rebotes/j, 3.2 assistências/j.
4. Jordan Hawkins, ala-armador do New Orleans Pelicans
Números na temporada - 13 pontos/j, 4.0 rebotes/j, 2.1 assistências/j.
5. Dereck Lively II, pivô do Dallas Mavericks
Números na temporada - 8.6 pontos/j, 7.5 rebotes/j, 1.2 tocos/j.
Na Conferência Leste, o jogador da semana 3 foi o pivô Joel Embiid do Philadelphia 76ers. Em 4 jogos foram 4 vitórias com médias de 36,3 pontos, 12,5 rebotes e 5,0 assistências por jogo.
Já na semana 4, o jogador da conferência leste foi armador norte-americano Jalen Brunson do New York Knicks. Em 4 jogos foram 3 vitórias e 1 derrota com médias de 28,5 pontos, 6,5 assistências e um aproveitamento de 54,3% na linha de três pontos.
Na Conferência Oeste, o jogador da semana 3 foi o armador norte-americano Anthony Edwards do Minnesota Timberwolves. Em 4 jogos foram 4 vitórias com médias de 31,3 pontos, 6,3 rebotes e 6,8 assistências por jogo.
Já na semana 4, o jogador da conferência oeste foi armador norte-americano De'Aaron Fox do Sacramento Kings. Em 4 jogos foram 4 vitórias com médias de 32,3 pontos, 6,3 assistências e 2,3 roubos de bola por jogo.
OPINIÃO: Destaques da semana
Com o comando do treinador Jamahl Mosley, o Orlando Magic se tornou a sensação das últimas 2 semanas. Com cinco vitórias em sequencia, o time da Florida ocupa atualmente a 2ª colocação do Leste com campanha de 10 vitórias e 5 derrotas. Com um prosseguimento na renovação do elenco do Orlando Magic, a equipe conta com a temporada muito bem consolidada de Paolo Banchero eleito o ROY da temporada passada. Paolo lidera a equipe em pontos (19,4/j), assistências (4,3/j) e rebotes (6,4/j). Com uma menção honrosa para o campeão da copa do mundo de basquete, o ala alemão Franz Wagner que tem atuações de gala no começo dessa temporada.

Imagem: Getty Images
*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Comments