Foto: Clive Rose/Getty Images
E aconteceu o que todos estavam prevendo: a Fórmula 1 tem um novo tricampeão do mundo: Max Verstappen, da campeã de construtores Red Bull.
E Max nem precisou fazer muito esforço: seu companheiro de equipe Sérgio Perez se envolveu num acidente com Esteban Ocon, da Alpine, nas últimas voltas da Corrida Sprint, o que garantiu o título do holandês com cinco provas de antecedência.
Mas nem tudo é Verstappen nesta Sprint: teve uma vitória inédita. O calouro Oscar Piastri, da McLaren, fez uma brilhante corrida e foi o vencedor. Um dos grandes momentos da corrida foi a batalha de Piastri com George Russell, da Mercedes, pela primeira posição.
O companheiro de Piastri, Lando Norris, fecha o pódio.
A prova teve apenas 19 voltas mas três intervenções do safety car nas 11 primeiras, com incidentes de Liam Lawson, Logan Sargeant e, o último, numa colisão tripla envolvendo Sergio Pérez, Esteban Ocon e Nico Hulkenberg.
Além das paralisações com bandeira amarela, a corrida sprint também chamou atenção pela sobrevida dos pneus médios frente à limitada rapidez dos macios, que tornaram seus usuários alvo fácil já nos giros finais da prova - casos de George Russell, Carlos Sainz e Charles Leclerc, por exemplo.
RESULTADO DA SPRINT:
Oscar Piastri (McLaren)
Max Verstappen (Red Bull)
Lando Norris (McLaren)
George Russell (Mercedes)
Lewis Hamilton Mercedes)
Carlos Sainz (Ferrari)
Alexander Albon (Williams)
Fernando Alonso (Aston Martin)
Pierre Gasly (Alpine)
Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
Kevin Magnussen (Haas)
Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
Charles Leclerc (Ferrari)
Lance Stroll (Aston Martin)
ABANDONARAM:
Nico Hulkenberg (Haas)
Esteban Ocon (Alpine)
Sergio Pérez (Red Bull)
Logan Sargeant (Williams)
Liam Lawson (AlphaTauri)
A Fórmula 1 ainda realiza neste domingo, 8, a corrida principal do GP do Catar. A largada será às 10h da manhã no horário de Brasília, com Verstappen na pole. O Dimensão Esportiva vai transmitir ao vivo, a partir das 9h30.
O CAMPEONATO:
Verstappen tem 407 pontos na classificação do campeonato, abrindo 184 de vantagem sobre o vice-líder Pérez, que mantém seus 223 - com 172 em disputa até o fim do ano.
Terceiro no Mundial de pilotos, Lewis Hamilton diminuiu em três pontos os 33 de diferença para Checo, de olho no vice-campeonato, e vai a 194.
Na tabela de construtores, a hexacampeã Red Bull soma 630 pontos.
Comments