A Copa do Brasil retorna no meio desta semana com os duelos de ida das oitavas de final, dentre eles, Juventude e Fluminense se enfrentarão no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a partir das 19 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira (01). O jogo contará com transmissão do Dimensão Esportiva a partir das 18h30.
Juventude e Fluminense se enfrentarão pela 28ª vez na história do duelo, pela Copa do Brasil. Será o sétimo encontro entre as duas equipes, no qual quem leva vantagem é o Tricolor Carioca, são 3 vitórias em 6 duelos na competição, contra apenas uma vitória da equipe sulista e outros 2 empates. O duelo mais histórico do confronto na competição ocorreu em 1999, quando o Juventude aplicou um sonoro 6 a 0 sobre o Tricolor Carioca, em casa, jogo que consolidou a jornada do Papo rumo ao título inédito da competição sobre o Botafogo na grande decisão.
COMO CHEGA O JUVENTUDE?
O Juventude vive um momento de instabilidade na temporada, são 4 jogos sem vencer no Brasileirão, mas, em contra partida, ocupa a 13ª posição com 21 pontos, em uma zona dividida, onde está a muito próximo da zona de classificação para a Sul-Americana, mas também está muito próximo do Z-4 da competição.
Quando se trata de Copa do Brasil, o Papo tem feito bonito nessa edição de 2024. A equipe vem de uma classificação heroica após segurar um empate por 1 a 1 contra o Internacional no segundo jogo, garantindo a classificação, já que tinha a vantagem por ter vencido o jogo de ida, por 2 a 1, fora de casa. Na competição, o atacante Gilberto tem sido o clássico camisa 9 fazedor de gols, em 4 jogos, são 3 gols anotados dentro da competição, tendo feito dois deles no duelo contra o Paysandu na segunda fase.
Para o duelo, o técnico Jair Ventura conta com problemas para escalar o time devido ao alto nível de desgaste físico dos atletas, principalmente no sistema defensivo, o zagueiro Danilo Boza e o lateral-direito João Lucas estão sendo avaliados diariamente no departamento médico mas não terão condição de jogo para o duelo. Também serão desfalques, o volante Caíque, por problemas físicos e o lateral-esquerdo Alan Ruschel que foi expulso no duelo contra o Internacional.
Por fim, os desfalques ficam por conta de jogadores que já atuaram na competição por outras equipes, casos de Gabriel Inocêncio (ex-Água Santa), João Vitor (ex-São Luíz), Guilherme Castilho (ex-Ceará) e David Da Hora (ex-Coritiba).
COMO CHEGA O FLUMINENSE?
O Fluminense chega com uma reação significativa dentro do Brasileirão, são 3 vitórias seguidas que ajudaram o Tricolor das Laranjeiras a sair da lanterna da competição, a equipe ainda está dentro da zona de rebaixamento, na 19ª posição, com 17 pontos, mas a um ponto do Grêmio, que está em 16° lugar, com 18.
Quando se trata de Copa do Brasil, o Fluminense só entrou na terceira fase, junto com outros clubes que foram campeões ou como melhores ranqueados, o Fluzão fez bonito e eliminou o Sampaio Corrêa vencendo os dois jogos por 2 a 0. O destaque Tricolor Carioca na competição fica por conta de John Arias, o meia colombiano tem 2 gols já marcados na competição e é uma das esperanças de gol do time.
Para o duelo, o técnico Mano Menezes poderá contar com o volante Facundo Bernal, que chega do Defensor do Uruguai, sendo a quinta contratação desta janela, uma vez que já foram anunciados os zagueiros Thiago Silva e Ignácio, o volante Nonato e o meia Kevin Serna. Quem ficará de fora é o volante André, que será poupado por conta de uma sequência de jogos depois que retornou de lesão, outro que será desfalque é o volante Felipe Melo, que segue se recuperando de uma lesão na panturrilha.
Outro desfalque será Marquinhos, que teve uma lesão na coxa constatada no duelo contra o Red Bull Bragantino no último final de semana. Por fim, quem deve retornar é o lateral Alexander, que voltou a ser relacionado e viajou com a delegação para Caxias do Sul.
ESCALAÇÕES
JUVENTUDE: Gabriel; Ewerthon, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Lucas Freitas (Da Rocha); Caíque (Thiaguinho), Jadson e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Gilberto e Erick Farias. Técnico: Jair Ventura.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Santos (Thiago Silva), Antônio Carlos e Diogo Barbosa, André, Martinelli (Nonato) e Ganso (Lima); John Arias, Serna e Kauâ Elias (Cano). Técnico: Mano Menezes.
*As escalações podem ser alteradas e a oficial deve ser anunciada 1 hora antes do jogo.
ARBITRAGEM
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira - SP
Assistente I: Alex Ang Ribeiro (FIFA) - SP
Assistente II: Daniel Paulo Ziolli - SP
Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores - SP
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira - SC
AVAR: Éder Alexandre - SC
AVAR II: Ilbert Estevam da Silva - SP
TRANSMISSÃO
Dimensão Esportiva
A partida terá transmissão ao vivo do DE, a partir das 18h30, e você pode acompanhar a partir do link da transmissão abaixo:
Narração: Renata Vilas Boas
Comentários: Douglas Araújo e Tiago Hugolini
OUTROS MEIOS:
TV Fechada: Sportv e Premiere
Comments