top of page

LUTO: Walewska, campeã olímpica, morre aos 43 anos


Foto: montagem sobre imagem de Getty Images


Uma péssima notícia para os fãs do vôlei feminino e do esporte brasileiro: morreu na noite desta quinta-feira (21) a ex-jogadora Walewska Moreira de Oliveira, aos 43 anos, em São Paulo, informação confirmada pela Rádio Itatiaia. Ainda não há informações sobre as circunstâncias, mas a morte foi confirmada. A ex-central, campeã olímpica com a seleção de vôlei nos Jogos de Pequim, em 2008, estava aposentada desde o fim da temporada 2021/2022.


Walewska faz parte do seleto grupo de campeões olímpicos brasileiros. Em Pequim-2008, a central fez parte da conquista do primeiro ouro olímpico do vôlei feminino. Em Olimpíadas, ainda foi bronze em Sydney-2000 e ficou com o quarto lugar em Atenas-2004. Defendeu diversos clubes ao longo da carreira, como Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou.


O Sul-Americano de Vôlei 2022 marcou a despedida oficial das quadras. O último jogo da central foi diante do Regatas Lima, do Peru, pela fase de grupos. Pela Superliga, na semifinal contra o Sesi-Bauru e na final contra o rival Minas, Wal ficou como opção no banco de reservas, mas não foi utilizada durantes as partidas. Após a aposentadoria, o clube de Uberlândia deixou de usar a camisa 1, que a central vestia.


Walewska lançou sua biografia neste ano. Em "Outras redes", ela contou toda sua trajetória até as quadras. Ela estava em São Paulo para o lançamento de seu livro na capital paulista e participou de um podcast.


O Dimensão Esportiva presta total solidariedade aos amigos, familiares e fãs da Walewska.

Comments


bottom of page