Mais do que um amistoso, um grito contra o racismo no futebol!
- Susana Hernandes
- 16 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Brasil x Guiné tinha tudo para ser mais um daqueles amistosos desinteressantes em uma data FIFA, mas a CBF vai usar o jogo deste sábado (17) como um grito contra o racismo. A ideia partiu de uma conversa da entidade brasileira com o jogador do Real Madrid - Vinícius Jr. - após uma série de ataques racistas sofridas por ele, em partida contra o Valência, pela La Liga. A partida será realizada Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha (o estádio do Espanyol), às 16h30 e terá a transmissão do Dimensão Esportiva em uma live muito especial: só com integrantes negros!
COMO VEM O BRASIL?

É o segundo jogo do Brasil depois da Copa do Mundo de 2022, que ocorreu no Qatar. O primeiro confronto aconteceu no dia 25 de março contra o Marrocos e o resultado não foi positivo. O time, que até o momento é liderado por Ramon Menezes, perdeu para a equipe africana por 2 a 1.
Ainda segue a novela para anunciar o treinador da Seleção: a entidade já declarou que vai esperar até 2024 para ter Carlo Ancelotti, dirigindo a pentacampeã do mundo; enquanto isso, iremos de Ramon Menezes, mesmo com o insucesso na Copa do Mundo Sub-20, onde o Brasil foi eliminado por Israel.
Teremos dois fatos históricos: esse será o 40º jogo da Seleção contra seleções africanas e, pela 1ª vez em sua história, o Brasil jogará de preto, uma das ações antirracistas da CBF.
COMO VEM O GUINÉ?

A seleção de Guiné já entrou em campo outras três vezes após a Copa do Qatar. A equipe participa das Eliminatórias da Copa Africana de Nações 2023 e venceu dois dos três jogos que disputou. Ambas as partidas que Guiné saiu vitoriosa foram contra a Etiópia. Já a partida da derrota foi contra o Egito, 2 a 1.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:

Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Vini Jr, Rodrygo e Richarlison. Técnico: Ramon Menezes (interino).

Guiné: Koné; Conte, Sow, Diakhaby e Sylla; Diawara, Ilaix Moriba, Guilavogui, Naby Keita e Kamano; Guirassy. Técnico: Kaba Diawara.
ARBITRAGEM:
Árbitro: Andris Treismanis (LET)
Assistente 1: Haralds Gudermanis (LET)
Assistente 2: Aleksejs Spasennikovs (LET)
VAR: Víctor Garcia (ESP)

TRANSMISSÃO:
Dimensão Esportiva
Início da transmissão: 15h00
Narração: Chris Henrique
Comentários: Lucas Assis e Susana Hernandes

OUTROS MEIOS:
TV aberta: TV Globo
TV fechada: SporTV
Streaming: Globoplay
Comments