Miami esqueceu de Aaron Gordon e ele foi fundamental para a vitória de Denver no jogo 1 das Finais
- Gabriel de Campos
- 2 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Aaron Gordon foi peça-chave para a vitória do Denver Nuggets sobre o Miami Heat no jogo 1 das Finais da NBA, tanto no ataque quanto na defesa

Aaron Gordon ficou por muito tempo esquecido em Orlando e só teve seu nome comentado quando se tratava de torneio de enterradas. Agora, jogando pelo Denver Nuggets, podemos observar que ele é muito mais do que um jogador atlético. Contra o Miami Heat, o ala-pivô dominou o garrafão (sobretudo no primeiro quarto) e defensivamente foi crucial para a vitória de sua equipe.
No jogo 1 das Finais da NBA, o Miami Heat entrou em quadra muito obcecado em segurar Nikola Jokic e Jamal Murray, deixandoAaron Gordon de lado. A defesa de Miami esteve completamente perdida no primeiro quarto permitindo que Gordon atropelasse o defensor que o marcava (na maioria dos casos Caleb Martin) sem que nada fosse feito.
Michael Malone, muito espertamente, usou o tamanho de seus jogadores contra o time mais baixo do Miami Heat. Sua estratégia foi jogar com o Nikola Jokic fora do garrafão para afastar Ban Adebayo da proteção do aro. Assim, o maior jogador do Miami Heat permaneceu fora das jogadas permitindo com que Aaron Gordon e até Michael Porter Jr. explorassem o garrafão do Heat sem muitos problemas, abusando das trocas equivocadas de marcação. A estratégia permitiu que os Nuggets tomassem as rédeas do jogo e controlassem o placar até o final.
A jogada mais marcante de Aaron Gordon foi em um avanço sobre Caleb Martin, na qual ele recebe a bola e com muita dominância e força, atropela a marcação e faz a cesta. Ainda dizendo para Martin: “TOO LITTLE “(MUITO PEQUENO)”.
A vantagem imposta pelos Nuggets no primeiro quarto ditou o ritmo do jogo. Denver dominou o garrafão e teve bom aproveitamento nas bolas de três, enquanto Miami não conseguiu converter boa parte dos seus arremessos.
Jimmy Butler apareceu muito bem nas primeiras jogadas do Heat na partida, depois disso Aaron Gordon iniciou uma marcação individual que muitas vezes esteve em Jimmy até mesmo nas saídas de fundo quadra. Isso fez com que o líder do Heat precisasse movimentar a bola e dificilmente conseguia fazer algo sozinho devido à diferença de tamanho. Gordon é muito grande e muito atlético, o mismatch pesou para Butler, que só conseguiu ter melhores resultados com trocas nas marcações.
A presença de jogadores como Jamal Murray e Nikola Jokic acabam ofuscando parte do brilho de Aaron Gordon, mas o jogador sabe de sua importância e sabe do valor que agrega ao elenco dos Nuggets. Após a vitória, ele disse em entrevista:
“Isso é o basquete de Denver… nós encontramos a vantagem, exploramos isso e continuamos. Eu só peguei o que a defesa (de Miami) estava me dando e ataquei o que senti que era um mismatch… não estou aqui pelos créditos, estou aqui pela vitória.”
Essa postura altruísta é fundamental no elenco do Denver Nuggets. Um jogador com todas essas características, tanto físicas como de postura em quadra, agrega muito a uma equipe. Aaron Gordon é um jogador que merece muito ser campeão da NBA.
Comments