top of page

OPINIÃO: O ego inflado faz a carreira de Neymar se destruir aos poucos

Atualizado: 27 de out. de 2023


Foto: Reprodução/UOL

Quando se trata de futebol brasileiro, a principal referência é Neymar Jr. Eu, particularmente, tenho severas críticas ao jogador. Neymar, apesar de saber jogar futebol, não passa de uma celebridade que possui a constante necessidade de chamar a atenção.

Porém, apesar de fazer isso dentro de campo, vejo ele captando mais atenção fora dos gramados, assim, eu o vejo mais como celebridade do que como jogador de futebol.


É um menino mimado que não cresce, e está jogando a carreira no lixo. Na minha visão, é só mais um na seleção brasileira, e nem jogador é mais. Neymar virou uma celebridade, um talento desperdiçado devido ao próprio ego e a falta de vontade e compromisso. Pra mim, ele só foi para o Al-Hilal por dinheiro. Este, o principal motivo, inclusive, de ele ter saído do Barcelona, em 2017.

Neymar pode ser analisado a partir do conceito de narcisismo na psicanálise. O narcisismo é um conceito central na teoria psicanalítica e se refere a um amor excessivo por si mesmo, uma autoestima inflada e uma necessidade de admiração constante. O ego inflado e a personalidade narcisista mencionados no raciocínio, nos dois parágrafos iniciais, podem ser interpretados como características de um transtorno de personalidade narcisista, que é um distúrbio psicológico caracterizado por um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia pelos outros.


Segundo a psicanálise, o narcisismo pode ter origem na infância, quando a criança é exposta a experiências que a levam a se sentir amada e valorizada. Se essas experiências são excessivas ou insuficientes, a criança pode desenvolver um amor excessivo por si mesma como forma de compensação ou como uma tentativa de preservar sua autoestima.


No caso de Neymar, é importante lembrar que a análise psicológica de uma pessoa deve ser feita por um profissional qualificado e não pode ser baseada apenas em observações superficiais ou na mídia. Além disso, é importante lembrar que o fato de uma pessoa ser narcisista não significa necessariamente que ela seja má ou incapaz de mudar. O tratamento psicológico pode ajudar a pessoa a desenvolver uma autoestima mais saudável e a se relacionar melhor com os outros.


Ele demonstra uma autoestima bastante elevada e um foco exacerbado em si mesmo, característicos do narcisismo. Seu comportamento muitas vezes parece buscar admiração, aprovação e status especial. Além disso, parece-me que Neymar tem dificuldade para lidar com críticas devido ao seu "narcisismo". Se conselhos fossem bons, não se davam, como diz o ditado, mas assumo esse risco em oferecê-lo: Mude enquanto há tempo, pois o egoísmo e o orgulho matam. E a autoconfiança um dia pode nos trair.



*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.

Comentarios


bottom of page