Os curiosos laços entre o Eurovision Song Contest e o esporte
- Ivan Pignatari Jr
- 2 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
O Eurovision Song Contest é o maior concurso musical da Europa. Músicos de todos os cantos do velho continente buscam participar se digladiando em seletivas nacionais até chegar no concurso. Eu, como verdadeiro eurofã, busco enfiar Eurovision onde dá. Por isso trago hoje algumas ligações que entrelaçam o esporte a este magnífico festival!

Um ilustre fã
Quem gosta de tênis conhece o sérvio Novak Djokovic. O tenista é multicampeão nas quadras. Acontece que ele é um dos maiores entusiastas do Eurovision entre os famosos de seu país. Para isso, vamos ao concurso de Helsinki em 2007 quando Marija Serifovic estreou a Sérvia independente no festival, vencendo e levando para Belgrado, visto que geralmente o vencedor do ano anterior é quem sedia.
“EUROPE. START. VOTING. NOW”
Na Semifinal 1 do concurso de Belgrado 2008 quem foi o responsável por iniciar a votação foi justamente NOVAK DJOKOVIC que lançou uma bola de tênis gigante na plateia ao som da clássica frase acima. Naquele ano o Eurovision foi dias antes do Torneio de Roland Garros, onde Djokovic participou
Copa desastrosa com hit
Em 2010 a seleção francesa decepcionou na Copa do Mundo. Conseguindo apenas um pontinho, os Les Bleus caíram na fase de grupos. Porém, quem conhece a França sabe que eles mandam muito bem no assunto música da Copa.
O hit francês para aquele torneio havia sido lançado meses antes, “Allez Ola Olé” do Jessy Matador é uma das músicas mais lembradas quando se fala do Eurovision de Oslo 2010. Com uma coreografia e energia que levantam qualquer espectador, a música acabou em 12o lugar no concurso vencido pela Alemanha.
Dos campos para os palcos
Agora temos o caso do jovem belga Jérémie Makiese. O jovem tinha 21 anos quando decidiu arriscar largar a carreira de goleiro de futebol para participar da versão francesa do The Voice Bélgica.
Makiese, que rodou por times pequenos da Bélgica e Luxemburgo, acabou conquistando o país e acabou vencendo o programa. Meses depois foi selecionado pela emissora RTBF para representar o país no festival de 2022, que ocorreu em Turim.
Mesmo com certa rejeição do público, o jovem impressionou os jurados que impulsionaram o cantor até a 19a colocação na grande final. Vale comentar que dos 40 países participantes daquele ano, 25 foram para a final. Ah, a “rejeição” do público se explica nos míseros 5 pontos que conquistou com os espectadores na final (5o pior colocado nesse aspecto).
Herdeira de lenda do hockey orgulha seu país
Quem é fã de hockey no gelo deve conhecer o goleiro Dominik Hasek. O jogador tcheco jogou por 31 anos profissionalmente, passando por clubes locais e pela NHL. Acontece que Hasek tem em sua galeria de medalhas, o bronze nas Olimpíadas de Inverno de 2006. Realizadas em Turim. Coincidentemente a arena que recebeu o festival musical foi justamente a arena usada no hockey no gelo.
Em ambos os eventos a família Hasek se fez presente, pois na mesma semifinal que o caso anterior, estava o trio “We Are Domi” cuja vocalista é Dominika Hašková, FILHA DO GOLEIRO CITADO.
A Tchéquia é um país sem tradição no Eurovision. Só conseguiu ficar entre os 10 primeiros uma vez. Indo 3x para a final em 9 aparições pré-2022. Pois em 2022 a jovem Dominika conseguiu a 4a classificação para o país! O trio de música eletrônica conquistou a Europa durante a Semifinal 2, a mesma de Makiese, anteriormente citado. Porém, na final a decepção veio. Conquistaram 5 pontos do público (120 de diferença para a semifinal) e amargaram um 22o lugar. Somente Islândia, França e Alemanha conseguiram menos pontos.
De escritor a figura pop
O último caso desse texto está na NFL. Pois o escritor Edgar Allan Poe está homenageado tanto na liga de futebol americano quanto no Eurovision 2023.
Edgar viveu em Baltimore. Seu principal texto é “O Corvo”. O time de Baltimore é justamente Ravens em homenagem a ele. Já que raven é corvo em inglês. Além disso, os mascotes do time são 3 corvos chamados exatamente de Edgar, Allan e Poe!
Quem também resolveu homenagear ele foi o dueto que representa a Áustria no Eurovision 2023. Teya e Salena cantaram a música “Who The Hell Is Edgar?” no festival desse ano. A música que está na semifinal 2 é um hit entre os fãs pelo refrão chiclete e deve estar na grande final dia 13/05 em Liverpool.
Esse ano o Eurovision ocorrerá dias 9,11 e 13 de Maio. Todos os shows são as 16h horário de Brasília. Dias 9 e 11 são as semifinais com dia 13 tendo a GRANDE FINAL

Comentários