Super Bowl 58: Tudo o que você precisa saber sobre o jogo de hoje!
- Junior Gomes
- 10 de fev. de 2024
- 6 min de leitura
Jogo desse domingo (11) entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers em Las Vegas marca uma temporada onde a liga atingiu outros patamares.
A NFL chega ao seu grande jogo da temporada nesse domingo (11), Quando San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs disputam o titulo da temporada. O time de Kansas busca o seu quarto título na história e o seu terceiro título em cinco anos com Patrick Mahomes no time; já o time de San Francisco chega a seu terceiro Super Bowl em 12 anos e busca o seu sexto título da temporada para se juntar ao Pittsburgh Steelers e ao New England Patriots com o maior número de títulos da liga na história. O Dimensão Esportiva fará uma ampla cobertura desse jogo, e todas as informações você confere ao final desta matéria.
EXTRA CAMPO
O Super Bowl nos últimos anos deixou de ser simplesmente um jogo somente de futebol americano e passou a ser um grande evento. Os jogos regulares estão tendo, ano a ano, uma quebra de recorde de audiência, e com o Super Bowl não é diferente, tendo uma audiência média de 115,1 milhões de pessoas só nos Estados Unidos, sendo o evento mais assistido da história da TV Americana o ultimo Super Bowl, na vitória do Kansas City Chiefs sobre o Philadelphia Eagles.
COMERCIAIS QUE VALEM MILHÕES
O valor de uma inserção comercial de uma marca numa rede de TV não é dos mais caros, mas quando se fala de NFL, o valor aumenta num jogo normal, mas quando chega no dia do maior jogo da temporada, aí o valor vai ao seu máximo. Várias marcas americanas buscam fazer até filmes especiais nesse período, que tem menos de 35 segundos, e que pagam quase U$ 8 milhões (equivalente a mais de R$ 39 milhões) para cada empresa que quer mostrar a sua marca no intervalo da partida, um crescimento de mais de 200% em relação ao valores pagos a 20 anos atrás.
LIGA MAIS MIDIÁTICA AINDA
A NFL é a liga mais popular dos Estados Unidos, com os jogos tendo recordes atrás de recordes em audiência, com quase todos os programas mais vistos dos país nos últimos anos, mas nesse ano o ápice chegou quando Taylor Swift, uma das cantoras mais famosas do mundo, começou a namorar o jogador Travis Kelce e acompanhar alguns jogos de seu namorado nos estádios, impactando em um aumento de audiência de 53% entre mulheres de 12 a 17 anos e 34% até os 35 anos, e as vendas das camisas de seu namorado aumentou em quase 400%, só pelo simples fato deles estarem namorando, e isso impactou também no time e na liga, que teve um aumento em seu valor de mais de U$ 300 milhões.
SHOW DE EXPOSIÇÃO
Desde a aparição de Michael Jackson, em 1993, o show do intervalo do Super Bowl passou a ser quase um evento tão aguardado que o jogo em si, com grandes cantores americanos já tendo feito seu show de 15 minutos em todos os anos e ele tendo um efeito quase que instantâneo nos novos trabalhos de quem participa dele. Nesse ano o show será feito pelo cantor Usher, que terá uma participação especial da cantora Alicia Keys.
O JOGO
Kansas City Chiefs chega ao seu quarto Super Bowl em cinco temporadas, tendo ganho em duas delas contra o 49ers em 2019 e contra o Eagles na temporada passada, tendo perdido apenas para o Tampa Bay Bucaneers na temporada 2020. Após uma temporada meio irregular o atual campeão do Super Bowl reencontrou seu melhor jogo nos playoffs, com a dupla Mahomes-Kelce funcionando muito bem e uma defesa muito forte durante o ano todo o time de Kansas nos playoffs venceram fora de casa o Buffalo Bills e o Baltimore Ravens, do MVP Lamar Jackson, e garantiram a vaga em mais um Super Bowl e o time comandado por Andy Reid vem forte para conquistar seu terceiro titulo em cinco anos.
San Francisco 49ers chega a seu terceiro Super Bowl em 12 anos, buscando seu primeiro titulo em 19 temporadas, quando venceu o Los Angeles Chargers ainda com Steve Young e Jerry Rice no time. O time jogou dois super bowls nesse período, perdendo para o Baltimore Ravens em 2012 e para o Chiefs em 2019. Time do 49ers teve uma temporada muito consistente, sempre se mantendo entre as melhores campanhas da temporada regular e vindo de vitorias de virada sobre Green Bay Packers e Detroit Lions para chegar ao Super Bowl e buscar o seu sexto titulo da liga.
DESTAQUES DA PARTIDA
KANSAS CITY CHIEFS
Patrick Mahomes: em seu sexto ano como titular no time de Kansas o quarterback teve uma temporada meio apagada, tendo números meio estranhos principalmente de turnovers, mas nos playoffs Mahomes voltou a mostrar porque é considerado o melhor jogador na posição da liga liderando o time a grandes vitorias contra Bills e Ravens fora de casa.
Travis Kelce: um dos melhores TE da liga desde 2014 no time de Kansas, Travis teve um ano onde os holofotes ficaram muito nele, muito pelo seu relacionamento com Swift o jogador teve muita atenção da mídia nesse ano, e mesmo num ano 'em que ele produziu pouco, tendo ficado quase 7 jogos sem marcar um touchdown Kelce nos playoffs voltou a ser a grande arma de Mahomes, tendo recebido touchdowns nas partidas contra Bills e Ravens e sendo muito importante para o ataque do Chiefs.
Chris Jones: Jones começou a temporada fora do time em buscando uma renovação contratual com o time de Kansas e ficou de fora do jogo de abertura da temporada. Após a derrota contra o Lions, o jogador conseguiu um acordo e jogou ja na semana seguinte vs Jacksonville e liderou a defesa a ser uma das melhores defesas da liga na temporada regular e nos playoffs Jones vem sendo muito importante, como foi na vitória contra os Bills em Buffalo.
SAN FRANCISCO 49ERS
Brook Purdy: Sendo a última escolha do draft de 2022, Purdy chegou ao time como terceira opção no time, com Trey Lance e Jimmy Garoppolo na frente dele como quarterbacks no time de San Francisco. Lance lesionou na primeira partida de 2022 e com Garoppolo tendo uma lesão no ombro sobrou pra Purdy pegar o lugar no time no meio da temporada de 2022 e o calouro não decepcionou, jogando muito bem conseguiu levar seu time a final de conferencia ano passado, quando perderam para os Eagles. Nesse ano, Purdy foi titular em todos os jogos, teve um ótimo ano e chega pra esse jogo para deixar a estigma de ''quarterback de sistema'' pra lado.
Christian McCafreey: McCafreey chegou a San Francisco na metade da temporada 2022 após ser trocado com o Carolina Panthers e seu impacto no time foi imediato, sem as lesões que o atrapalharam muito em Carolina, o corredor teve uma das melhores temporadas de sua carreira nesse ano, sendo eleito o melhor jogador ofensivo da temporada na ultima quinta feira (8) e ficando em terceiro na votação de melhor jogador da temporada e domingo tera o seu grande jogo da carreira.
Nick Bosa: Defesa de San Francisco tem ótimos nomes como Chad Greenlaw, Fred Warner, Arik Armstead mas o destaque é Nick Bosa, que começou a temporada fora do time tambem em busca de uma renovação contratual, Bosa voltou ao time somente na semana do primeiro jogo da temporada, contra os Steelers em Pittsburgh. Mesmo assim Bosa teve um bom ano, com 10.5 sacks nesse ano o defensor liderou uma das melhores defesas da temporada e vai ser peça fundamental na partida para conter Patrick Mahomes.
JOGADORES LESIONADOS ATE O MOMENTO
Pelo lado do Chiefs já é certo o desfalque do Guard Joe Thuney, que se lesionou na partida contra o Bills a três semanas, não jogou na final da AFC contra o Ravens e novamente será desfalque para o time de Kansas.
Pelo lado dos 49ers não tem nenhum jogador na lista dos machucados, Deebo Samuel, que saiu cedo do jogo contra os Packers jogou a partida inteira contra os Lions e esta confirmado para o jogo deste domingo (11).
TRANSMISSÃO
O Dimensão Esportiva fara uma ampla cobertura dessa partida, com o pré-jogo do Super Bowl 58 começando as 13h00 desde domingo, com a bola oval sendo lançada as 20h30.
Narração: Igor Mendes
Comentarios: Henrique Gucciardi, Luis Martinelli e Thiago Ramos
Outros Meios:
TV Aberta: RedeTV!
TV Paga: ESPN2
Streaming: DAZN e Star+.
Comments