Terceiro quarto "mortal" do Golden State
- iancasa1234
- 16 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
O que faz o Golden State Warriors ser tão bom no terceiro quarto na partida?
Na NBA, o "terceiro quarto da morte" já se consagrou e tornou-se um perigo conhecido pelos adversários do Golden State Warriors. É quase que certo os Warriors terem uma performance excepcional a partir do terceiro período da partida, parece algo até místico.
No terceiro quarto, eles costumam despontar uma grande vantagem, geralmente, quando estão perdendo ou com uma diferença menor de pontos no primeiro tempo. Não é incomum eles liderarem por mais de 10 pontos apenas nesse quarto. Só nessas finais da NBA, foram pelo menos quatro das cinco partidas que Golden State estava levando a pior sobre Boston, e acionou o "terceiro quarto da morte".
Então, o que explica esse "fenômeno" dos Warriors?

Não há uma explicação certa para isso. No entanto, pode se inferir algumas hipóteses baseadas no estilo de jogo de Steve Kerr.
A primeira metade está mais dedicada a entender o processo do jogo, e como o outro time está se comportando, o que muitas vezes faz com que eles não começem em vantagem. Na visão de Kerr, por a equipe ser tão "badalada" muitos times chegam com sede para tentar se sobressair, desse modo, gastando muita energia em esforços defensivos. A partir da segunda parte do jogo, os adversários às vezes começam a fadigar, e jogam com uma intensidade menor, e quando lideram por uma larga vantagem tendem a ficar mais displicentes na partida. É esse o momento que acende o fogo dos Warriors.
Desde que Steve Kerr entrou no comando da franquia, eles tem um saldo de +61 nas finais, pois seu esquema de jogo dedica os dois primeiros quartos a função de analisar e captar a configuração tática do outro time, para que depois acendam e começem a liderar a partida em torno de uma virada ou em uma maior vantagem, em caso de vitória. Historicamente, isto já é comum para o Golden State nas finais que em dois dos últimos três títulos eles viram de terceiro quatos avassaladores, com +10 contra o Cleveland Cavalers, no jogo 6, em 2015, e novamente contra Cleveland em 2018, com +12 no jogo 4.
Golden State Warriors por enquanto vem liderando por 3-2 a série contra o Boston Celtics, nas finais da NBA, e eles tem a chance de finalizar a partida no jogo 6, que ocorrerá dia 16 (quinta-feira) às 22h (Horário de Brasília), em Boston.
Comments