top of page

Vladimir Putin, presidente da Rússia, quer fabricar consoles para rivalizar com PlayStation 5 e Xbox Series X|S

Atualizado: 30 de mar. de 2024



O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou planos para desenvolver uma série de consoles de fabricação nacional, com o objetivo de bater de frente com empresas grandiosas como PlayStation e Xbox dentro do território da Rússia.


As razões que levam para essa iniciativa é a busca por independência tecnológica, e também, as preocupações enfrentadas pela Rússia em relação aos jogos e desenvolvedores do ocidente.


Isso se deve ao fato do país manifestar descontentamento com alguns jogos e estúdios do Ocidente, chegando até mesmo a ameaçar o banimento de jogos como o Apex Legends, da Eletronic Arts (EA), e The Last of Us Part 2, da Naughty Dog.


Na realidade, o governo russo enxerga nessas produções mensagens pró-LGBTQIA+, que vão na direção contrária de seus pensamentos.


A ideia de desenvolver consoles russos ganhou força após a Organização para o Desenvolvimento da Indústria de Videogames da Rússia (RVI) estabelecer uma estratégia de longo prazo que culminaria na criação de um console totalmente capaz até 2026-2027.


E o governo russo se mostra disposto a transformar esse plano em realidade.

Após uma reunião sobre o desenvolvimento econômico de Kaliningrado, Putin solicitou que autoridades governamentais da Rússia que investigassem os requisitos para a produção doméstica de consoles de jogos, tanto consoles de mesa quanto portáteis.

Comments


bottom of page